Memorial faz homenagem às ideias e lutas de padre Josimo Tavares

notícia O espaço é dedicado aos estudantes, aos movimentos pastorais e à sociedade em geral. Nele é contada a jornada de Josimo Tavares, assassinado em 1986, desde sua infância ao sacerdócio, com destaque para seus ideiais.

Por  Arnaldo Araújo dos Reis *

O memorial dedicado ao padre Josimo Tavares, inaugurado em Imperatriz, no dia 10 de maio deste ano, é uma chama acesa na memória dos trabalhadores rurais do Bico do Papagaio, região de conflitos agrários e lugar da jornada do religioso. O memorial é um espaço  dedicado aos estudantes,  movimentos pastorais e à sociedade em geral. A visitação ocorre às sextas-feiras com agendamento prévio.

Funciona no Centro Diocesano de Pastoral,  na Avenida Dorgival Pinheiro de Sousa,  entre a Ruas Godofredo Viana e  Simplício Moreira. Por que o Memorial foi construído nesse espaço? De acordo com o jornalista Josafá Ramalho, da equipe do Memorial Padre Josimo Tavares, foi exatamente nesse lugar que Josimo Tavares foi assassinado, em 10 de maio  de  1986.  No dia de sua morte, ele foi  ao local participar de uma reunião da Comissão Pastoral da Terra (CPT), com  representantes do Maranhão,  do Tocantins e do Pará.  Josimo representava a diocese de Tocantinópolis (TO).

Quando ele subia a escada, na entrada, o pistoleiro se aproximou,  chamou-o  pelo nome e quando o padre se virou,  recebeu o tiro.  Foram dois tiros. Um tiro acertou o peito do padre, o outro acertou a parede.

A MORTE NÃO FOI EM VÃO

Desde a morte de Josimo Tavares, em Imperatriz, eram realizados eventos e homenagens à memória dele, como alguém que lutou em defesa dos trabalhadores rurais sem-terra, das  quebradeiras de coco, enfim, dos oprimidos. Mas não havia um espaço com informações e detalhes sobre a trajetória do padre considerado  símbolo da luta pelo direito dos mais pobres  à terra.

Josafá Ramalho explica que a decisão de construir um espaço para lembrar a memória do padre  ganhou mais força ainda após a chegada, em 2017, de Dom Wilsom Basso, o atual bispo de Imperatriz. “Durante uma homilia, ele disse ao fiéis: "vamos construir  o memorial ao padre Josimo”. A ideia foi acolhida pela comunidade, o que estimulou o centro diocesano a concretizar o projeto. O novo bispo percebeu então a importância do padre Josimo e  a dimensão da luta dos trabalhadores no Bico do Papagaio.

Até a inauguração do memorial a única lembrança que se tinha da história de Josimo era  a placa no local onde uma bala ficou alojada.  Mas agora ali é contada a  jornada de Josimo Tavares,  com sua infância, juventude, sacerdócio e ideiais.

Josafá Ramalho analisa a dimensão da luta do religioso. “Após a morte de Josimo vários assentamentos foram construídos, além de escolas agrícolas e  projetos sociais. Eu fiz uma pesquisa  e constatei que existe no país inteiro órgãos públicos e escolas com o nome de Josimo Tavares. A morte dele não foi em vão mesmo. Além disso, houve a conquista de direitos.Muita gente teve direitos adquiridos após a morte de Josimo”, conclui.

Memorial Padre Josimo Tavares

Endereço: Avenida Dorgival Pinheiro de Sousa (entre as Ruas Simplício Moreira e  Godofredo Viana)

Bairro: Centro - Imperatriz-MA

Contato para agendar visitas:  (99) 3524 8652

* Estagiário da equipe do site JOIMP

Autore(s): ARNALDO ARAÚJO DOS REIS.