UFMA na Estrada oferece cursos e oficinas no interior do estado

notícia Produzir jornalismo de qualidade sobre as realidades do Maranhão e divulgar o curso nas demais cidades são objetivos do projeto que começou este ano e tem a participação de professores e estudantes..

O projeto UFMA na Estrada vai percorrer o estado nos próximos meses para estimular a vivência dos alunos de Jornalismo em novas realidades e prestar serviços às comunidades locais. Essa atividade de extensão da UFMA, através do Curso de Comunicação Social - habilitação em Jornalismo, é  coordenada pelo professor Lucas Santiago Arraes Reino, com a colaboração dos pesquisadores Carlos Alberto Carlos Silva e Marcos Túlio Borowiski Lavarda e de estudantes do curso.

“O objetivo é fazer oficinas, dando retorno para a sociedade e também produzir jornalismo de qualidade em cidades do interior que não têm o Curso de Jornalismo. Assim, a gente divulga nosso trabalho e a nossa cidade para o mundo e aprendemos juntos”, ressalta Lucas Reino.

De acordo com Lucas Santiago, o projeto nasceu de uma conversa entre os professores que discutiam novas ações para o curso. Conforme o professor, desenvolver experiências práticas e envolver os acadêmicos é o primeiro passo do projeto, bem como conhecer municípios vizinhos e oferecer com oficinas e palestras sobre temáticas da área da comunicação, como a alfabetização midiática e as fakenews. Além disso, as ações ajudam a divulgar o curso nas cidades.

O projeto, iniciou suas atividades no dia 28 de setembro, e conta com a participação de 40 estudantes, um número expressivo nessa primeira etapa, de acordo com os idealizadores. A iniciativa começou sua primeira viagem pela cidade de Grajaú, município do interior do estado, onde realizou palestras, oficinas e produção de matérias.

Para a estudante Paulla Monteiro, a experiência em sair da sala de aula e encarar a prática possibilita conhecer uma realidade muito diferente da vista em sala de aula. “É muito cansativo, mas é muito prazeiroso também. O contato com outras regiões e histórias traz uma troca mágica. O Jornalismo é isso, é a vivência, a experiência. Estou amando participar do projeto e já estamos preparando as próximas edições, vai vir muita coisa boa por aí!”, destaca.

Autore(s): MAISA OLIVEIRA.