Aulas do Mestrado em Sociologia começarão em março de 2019

notícia A Universidade Federal do Maranhão terá seu primeiro Mestrado em Sociologia. O coordenador, professor Jesus Marmanillo Pereira, informa mais detalhes sobre a implantação do programa.

O mestrado será no câmpus Imperatriz e já está com o processo seletivo em curso. A previsão de início das matrículas é março de 2019. Com 16 vagas, o programa oferece duas linhas de pesquisa: 1) Questões urbanas e rurais: etnia, cultura, identidade, alteridades e territorialidades, e 2) Instituições, construção e reprodução social das diferenças: educação, poder, sociabilidades, ações coletivas e representações sociais. Confira a entrevista.

1 – O Mestrado acadêmico em Sociologia é o primeiro desta área aprovada no estado do Maranhão. Qual a importância dessa conquista?

Jesus Marmanillo Pereira: Em Sociologia ele é o primeiro, já tínhamos outro em Ciências Sociais, mas que funciona em São Luís desde de 2003. Eles também são avaliados pela área de sociologia, mas a diferença é que eles estudam antropologia, sociologia e políticas de maneira geral. O nosso é mais específico. Sobre a importância, é algo grandioso para a cidade, uma vez que a cidade de Imperatriz é a segunda maior cidade do estado e tem um potencial econômico fortíssimo, é fronteira com vários estados próximos à região do Bico do Papagaio ,onde há uma série de conflitos agrários e a presença de muitas comunidades tradicionais, indígenas e camponesas. Então, assim você tem um rico campo de atuação e por isso é preciso  estudar  sSociologia.

2 – A centralização das decisões e a burocracia para aprovação dos projetos, muitas vezes mencionados por muitos como obstáculos, atrapalharam o processo de aprovação do projeto?

Jesus Marmanillo Pereira: Com certeza. O processo começou a ser feito no ano passado, mas precisamente no mês de novembro, quando eu de fato me doei cem por cento para fazer esse projeto. Foi bem complicado fazer esse processo aqui em Imperatriz, falando sobre essa questão da burocracia da documentação, porque as principais instâncias de decisão e de orientação estão em São Luís, então para a gente conseguir viabilizar precisou-se ter uma comunicação bem intensa com a capital. Ás vezes, essa comunicação não era é muito fácil, a partir do interior. Mas tivemos ajuda de alguns professores do curso que foram assim essenciais para o projeto, incentivando, mostrando caminhos e o resultado é esse: a aprovação do curso.

3- O curso é voltado somente para que é da  área de Sociologia ou pode envolver outros públicos também?

Jesus Marmanillo Pereira: Não necessariamente. Colocamos no edital que seria mais para a área de Ciências Sociais e afins, mas eu tenho dito que vai depender muito do projeto do candidato. Claro que o pessoal de Ciências Humanas e Sociologia terão uma possibilidade maior de diálogo, mas não inviabiliza, de modo algum, pessoas de outras áreas que queiram dialogar com a Sociologia. Dependerá do projeto da pessoa, como vai nos estimular para a pesquisa, porque o importante é mostrar como a sociologia pode ter influências em várias áreas do saber, por exemplo: você pode demostrar a importância desse conhecimento na Engenharia, Medicina ou no Direito, vai muito da sensibilidade de cada um. Então, nesse sentido, nós estamos bem abertos para quem quiser, só tem que de fato abraçar e vestir a camisa da Sociologia.

4 - O curso abrange duas linhas de pesquisas. Poderia falar um pouco sobre elas? E quais fatores levaram para a escolha das mesmas?

Jesus Marmanillo Pereira: Quando falamos na primeira linha de pesquisa, que é sobre áreas urbanas e rurais, a questão dos grupos e a situação geográfica que se encontra a cidade, como já mencionamos anteriormente, é algo que cai como uma mão na luva. Já a outra linha é mais focada nas instituições, com grupos de uma proporção maior, como sindicatos que são mais institucionalizados, partidos políticos que, de uma certa forma, possuem outros tipos de representações. O objetivo maior é ver essa relação entre as ações sociais, como elas se organizam, como constroem seu processo de identidade, como elas reivindicam questõe de direito e de trabalho.

5 – Como será composta a equipe  de  professores que farão parte do Mestrado em Sociologia ?

Jesus Marmanillo Pereira: Esse mestrado aqui tem uma proposta de reunir unidades da UFMA. Nós teremos professores de Imperatriz, do campus de Bacabal, de São Luís e também da UFT de Tocantinópolis. É uma forma de potencializar as pesquisas tanto em âmbito de Maranhão, como na região tocantina. Nosso proposta é ter pesquisas com temas que sejam comparadas aqui, em Bacabal, em São Luís e no Tocantins e produzir produtos que expliquem um pouco de cada lugar, quebrando assim  um pouco da centralidade dos mestrados de gerar somente coisas da sua própria cidade ou região.

Confira o edital do Mestrado em Sociologia:

*Maísa Oliveira é estagiária/ Foto: acervo pessoal

• Mestrado