Por Gessiela Nascimento
Fazer tudo no seu tempo é uma sensação indescritível, com o podcast também é assim, mantendo a informação e diversão quando e onde você desejar. O pod é um conteúdo em formato de áudio, que pode ser acessado online pelo notebook, smartphone, tablet e até mesmo pela TV, mas que possibilita o download do arquivo para ser ouvido no modo offline. Vale lembrar que a palavra podcast surgiu da junção entre iPod (media player digital da Apple) e broadcast (extraída do termo transmissão), transformando-se assim em um portmanteau.
Em avanço constante, a podosfera no Brasil e no mundo vem ganhando adeptos e produtores - podcasters, como são chamados - e isto pode ser compreendido pelo relatório semestral da Voxnest 2020, que mostra o país de terras tupiniquins na quinta posição quando o assunto é crescimento por consumir tal mídia, antecedendo apenas a Turquia, Índia, Colômbia e Argentina.
Já no âmbito nacional, com a proposta de acompanhar o crescimento e inserção do podcast no país, a Associação Brasileira de Podcast (ABPod) promove, desde 2008, a mensuração e divulgação dos resultados na mídia. Em 2020 foi apresentado o relatório PodPesquisa 2019-2020, na qual participaram respondentes do país e também brasileiros residentes no exterior, e ao todo listaram-se 11.841 programas de preferência, destes os 20+ podcasts citados foram:
-
NERCAST
-
GUGACAST
-
MAMILOS
-
XADRES VERBAL
-
ANTICAST
-
PROJETO HUMANOS
-
NÃO OUVO
-
BRAINCAST
-
MATANDO ROBÔS GIGANTES
-
POUCAS
-
EU TAVA LÁ
-
NARUHODO
-
SCICAST
-
FORO DE TERESINA
-
RAPADURACAST
-
MUNDO FREAK
-
HOJE TEM PODCAST
-
UM MILKSHAKE CHAMADO WANDA
-
DECRÉPITOS
-
CAFÉ DA MANHÃ
PodPesquisa 2019-2020 - Top 20 podcasts + citados. Fonte: abpod.com.br
Cada programa possui sua particularidade e gênero específico, indo desde informação, humor, até entretenimento e histórias ficcionais/não ficcionais, mas o objetivo comum é o desejo de proporcionar conteúdos com qualidade e profissionalismo para seus usuários. Confira na íntegra os dados da PodPesquisa 2019-2020, acesse https://abpod.com.br/podpesquisa/
Seja em casa, no carro, trabalho, ônibus ou em qualquer parte do globo, o podcast é a companhia para aquele assunto polêmico, informação, tecnologia, finanças e outros. Para 2021 as perspectivas são de crescimento da mídia, atraindo para este mercado investimentos, produções e anúncios, para que o áudio digital marque cada vez mais presença no dia a dia das pessoas, uma vez que desde 2020, segundo a Orelo, são em torno de 20 milhões de brasileiros consumindo podcast no país.