Centro de Documentação do Jornalismo de Imperatriz

Notícias

Tudo no seu tempo: independência, informação e entretenimento com o podcast

notícia Nerdcast, Gugacast e Mamilos estão entre os programas mais citados pela PodPesquisa 2019-2020, da Associação Brasileira de Podcast (ABPod)

 

Por Gessiela Nascimento

Fazer tudo no seu tempo é uma sensação indescritível, com o podcast também é assim, mantendo a informação e diversão quando e onde você desejar. O pod é um conteúdo em formato de áudio, que pode ser acessado online pelo notebook, smartphone, tablet e até mesmo pela TV, mas que possibilita o download do arquivo para ser ouvido no modo offline. Vale lembrar que a palavra podcast surgiu da junção entre iPod (media player digital da Apple) e broadcast (extraída do termo transmissão), transformando-se assim em um portmanteau.

Em avanço constante, a podosfera no Brasil e no mundo vem ganhando adeptos e produtores - podcasters, como são chamados - e isto pode ser compreendido pelo relatório semestral da Voxnest 2020, que mostra o país de terras tupiniquins na quinta posição quando o assunto é crescimento por consumir tal mídia, antecedendo apenas a Turquia, Índia, Colômbia e Argentina.

Já no âmbito nacional, com a proposta de acompanhar o crescimento e inserção do podcast no país, a Associação Brasileira de Podcast (ABPod) promove, desde 2008, a mensuração e divulgação dos resultados na mídia. Em 2020 foi apresentado o relatório PodPesquisa 2019-2020, na qual participaram respondentes do país e também brasileiros residentes no exterior, e ao todo listaram-se 11.841 programas de preferência, destes os 20+ podcasts citados foram:

  1. NERCAST
  2. GUGACAST
  3. MAMILOS
  4. XADRES VERBAL
  5. ANTICAST
  6. PROJETO HUMANOS
  7. NÃO OUVO
  8. BRAINCAST
  9. MATANDO ROBÔS GIGANTES
  10. POUCAS
  11. EU TAVA LÁ
  12. NARUHODO
  13. SCICAST
  14. FORO DE TERESINA
  15. RAPADURACAST
  16. MUNDO FREAK
  17. HOJE TEM PODCAST
  18. UM MILKSHAKE CHAMADO WANDA
  19. DECRÉPITOS
  20. CAFÉ DA MANHÃ

                                 PodPesquisa 2019-2020 - Top 20 podcasts + citados. Fonte: abpod.com.br

Cada programa possui sua particularidade e gênero específico, indo desde informação, humor, até entretenimento e histórias ficcionais/não ficcionais, mas o objetivo comum é o desejo de proporcionar conteúdos com qualidade e profissionalismo para seus usuários. Confira na íntegra os dados da PodPesquisa 2019-2020, acesse  https://abpod.com.br/podpesquisa/

Seja em casa, no carro, trabalho, ônibus ou em qualquer parte do globo, o podcast é a companhia para aquele assunto polêmico, informação, tecnologia, finanças e outros. Para 2021 as perspectivas são de crescimento da mídia, atraindo para este mercado investimentos, produções e anúncios, para que o áudio digital marque cada vez mais presença no dia a dia das pessoas, uma vez que desde 2020, segundo a Orelo, são em torno de 20 milhões de brasileiros consumindo podcast no país.

 

Tags:

Autore(s):