Centro de Documentação do Jornalismo de Imperatriz

Notícias

Integrantes do Joimp apresentam suas pesquisas para conclusão do curso de Jornalismo

notícia Nesta segunda feira, 25 de julho, Michely Alves e Wanderson Souza defendem seus trabalhos de conclusão do curso - TCC do Curso de Jornalismo da Universidade de Federal do Maranhão – UFMA/Imperatriz.

Dois pesquisadores do Joimp, sob orientação da Profa. Dra. Roseane Arcanjo, coordenadora do grupo, defendem suas monografias: Michely Alves, com a pesquisa “Até o último dia de nossas vidas: análise das estratégias comunicacionais pelas mulheres de luta de Piquiá, Açailândia-MA”, às 15h, no Campos da UFMA/Imperatriz, e Wanderson Souza, com o trabalho “Cidadãos em rede: estudo de conteúdos publicados sobre Itinga do Maranhão no Youtube”, via Google Meet, às 18h.

Michely Alves explica que o seu estudo, que analisa as estratégias comunicacionais das mulheres de Piquiá-MA, “utiliza o método biográfico que nos conduz a entender as narrativas das mulheres da comunidade e tem como técnica a entrevista em profundidade, ou seja, uma técnica mais aprofundada que nos permite explorar as raízes das narrativas destas mulheres”. A pesquisadora analisou as narrativas de três mulheres de Piquiá-MA que atuam em prol da luta pelo reassentamento da comunidade, localizada no município de Açailândia e que sofre os impactos da poluição causada por siderúrgicas.

 Por outro lado, o trabalho de Wanderson Souza é voltado às características de conteúdos e vídeos sobre Itinga do Maranhão, que foram postados na plataforma do YouTube. “Minha motivação foi acelerada por conta da escassez de pesquisas científicas que investigassem os aspectos comunicacionais do meu município. De modo geral, precisei compreender o cenário de mídia local e qual a importância do Youtube para a memória” comenta. Ele ressalta a importância da plataforma para a preservação da memória local, uma vez que o município de Itinga (MA) é “quase um deserto de informação”. Os dois trabalhos estarão disponíveis no acervo do Joimp para consultas.

Por Patricia Araújo

Tags:
  • Jornalismo
  • TCC
  • Defesa
  • Graduação

Autore(s): PATRICIA ARAÚJO.