Centro de Documentação do Jornalismo de Imperatriz

Notícias

6 acervos digitais com livros, documentos e objetos históricos gratuitos

notícia Conheça os espaços online que são responsáveis pela preservação de parte da história do estado do Maranhão

Em busca de alcançar um número maior de pessoas, diversos portais de comunicação estão migrando para a internet, o mesmo acontece com acervos e bibliotecas. Esse processo facilita e enriquece o ciberespaço com conteúdos históricos de fácil acesso.

Em termos regionais, a grande extensão do território maranhense e a polarização das duas maiores cidades do estado, Imperatriz e São Luís, podem atrapalhar o processo do pesquisador. 

Pessoas que moram no Sul do estado, por exemplo, podem encontrar dificuldade quando um material necessário é disponibilizado na capital, localizada no Norte.

Capaz de conservar a história do Maranhão, os seguintes acervos contam com uma grande quantidade de material que podem servir de fonte de pesquisa para trabalhos acadêmicos, confira!

>> Museu Casa Histórica de Alcântara:

A coleção de mais de 10 documentos do Acervo Digital-Museu Casa Histórica de Alcântara conta com materiais que abrangem diversos assuntos, pautando da arte até a história local.

Além de disponibilizar parte da coleção na Internet, o acervo possui um espaço físico, localizado na Praça Gomes de Castro, no prédio conhecido como Sobrado, N°7.

Com dois séculos de existência, soma-se mais de 2.077 itens inventariados, dos quais 653 encontram-se em exposição, 1.273 na Reserva Técnica e 151 peças acondicionadas em móveis do próprio acervo.

Conheça o espaço: https://museucasahistoricadealcantara.acervos.museus.gov.br/ 

>> Acervo Digital da Luta pela Anistia do Maranhão:

Fruto do Programa de Pós-Graduação em História, Ensino e Narrativas, da Universidade Estadual do Maranhão (PPGHEN/UEMA), foi elaborado para facilitar o estudo sobre a Lei da Anistia (1979), que consistia em anular crimes políticos cometidos entre os períodos de 02 de setembro de 1961 e 15 de agosto de 1979.

O acervo conta com documentos sobre a anistia na imprensa dos anos 70, anistia nos espaços digitais e até um acervo de imagens de cartazes que pediam pela implementação da lei.

Conheça o espaço: http://acervodigitalanistiamaranhao.net/ 

>> Acervo Digital do Palácio dos Leões:

Sede do Poder Executivo Estadual e casa do Governador do Maranhão. O acervo Digital do Palácio dos Leões cataloga diversos móveis e objetos de decoração históricos. A partir dele é possível ver imagens, medidas e um breve texto explicativo sobre cada peça.

Conheça o espaço: https://acervo.palaciodosleoes.ma.gov.br/

>> Acervo Digital do Arquivo Público do Maranhão:

Funcionando como uma espécie de portal da transparência, o Acervo Digital do Arquivo Público do Maranhão reúne registros da época do período colonial até meados dos anos de 1900. 

Contendo documentos como passaporte de navios, termos de juramentos e alvarás, o acervo é capaz de contar a história maranhense e ainda instiga a curiosidade daqueles que se interessam por comparar o material com os registros mais atuais.

Conheça o espaço: http://apem.cultura.ma.gov.br/siapem/index.php

>> Biblioteca Digital da Literatura Maranhense:

Fonte gratuita de conteúdo literário maranhense, possui mais de 3.820 obras e cerca de 800 autores diferentes. Com a pluralidade do catálogo de escritores, o leitor pode analisar diversas obras e analisar o estilo de cada um, sem nenhum custo para o interessado.

Conheça o espaço: https://www.literaturamaranhense.ufsc.br/?locale=pt_BR

>> Acervo Digital Biblioteca Pública Benedito Leite:

A página do acervo da biblioteca conta com livros e manuscritos de variados assuntos e autores. Disponibilizados em formato PDF, o leitor encontra uma enorme variedade de maneira gratuita e de fácil acesso no site. 

Conheça o espaço: http://casas.cultura.ma.gov.br/portal/bpbl/acervodigital/

Por Aylla Yohana

Revisão Gessiela Nascimento

Tags:
  • Jornalismo
  • Digital
  • Acervo
  • Pesquisa
  • Memória

Autore(s): AYLLA YOHANNA.