Mestranda analisa Podcast Mamilos

notícia Fontes entrevistadas no programa vira material de pesquisa de Gessiela Nascimento

Os podcasts são conteúdos em formato de áudio, disponibilizado em streamings ou em formato de arquivos. Capaz de abordar um extenso leque de assuntos, os áudios podem ser gravados e editados por qualquer pessoa, basta ter acesso a internet.  O formato converge com os clássicos programas de rádio, divergindo apenas na disponibilização do material, que pode ser acessado a qualquer momento.

Apreciadora desse novo meio de consumir informação, Gessiela Nascimento, mestranda do PPGCOM/UFMA, analisou o podcast Mamilos, apresentado por Juliana Wallauer e Cris Bartis, e as fontes entrevistadas. O trabalho “As fontes no Podcast Mamilos: uma proposta de análise audioestrutural" tem orientação da Profa. Dra. Roseane Arcanjo, com coorientação da Profa. Dra. Izani Mustafá.

Joimp: Como começou o interesse pelo mundo dos podcasts?

Surgiu de um gosto pessoal. Então, desde que eu descobri esse universo e essa outra forma de consumir conteúdos, acabou despertando interesse de investigar mais sobre o tema de forma científica.

Joimp: Qual parte do processo você encontrou mais dificuldade?

Na metodologia, isso foi um desafio! No quesito acadêmico e de pesquisa, falar sobre podcast é algo muito recente, mesmo que o formato tenha surgido em 2004. Antes de partir para a metodologia, fiz um levantamento que observava os trabalhos já apresentados em eventos nacionais de comunicação e o que estava sendo produzido pelos PPGs. Me deparei com uma realidade: as metodologias usadas para este formato sonoro, centram-se em redes sociais, rádios, produção e conteúdo, aquilo ainda me fazia questionar “Como posso analisar um podcast sem uma metodologia específica?".

Joimp: Quais os caminhos metodológicos você seguiu?

Desde o começo, tinha o entendimento que os métodos tradicionais, como análise de conteúdo ou de discurso, não caberiam. Fui em busca de outras possibilidades metodológicas em pesquisas da área de comunicação, porém, não encontrei algo que pudesse ser base. Então, acabei desenvolvendo junto com as professoras Rose e Elaine, ambas do PPGCOM/UFMA, a análise de conteúdo estrutural do podcast, um caminho metodológico centrado em três momentos: estrutura do programa, fontes e temas.

Joimp: Quais os resultados você alcançou?

Foi um trabalho extenso, em quesito teórico. De maneira geral, notei que o campo precisa de mais pesquisas sobre o tema, nas suas variadas vertentes: narrativa, audiência, gênero, fontes e tantas outras. No específico, sobre o meu objeto, pude identificar que o Mamilos preza por fontes especializadas, aquelas que detêm de conhecimentos técnicos e científicos sobre o assunto, e por fontes notáveis, que são pessoas que se destacam em sua profissão.

Joimp: Como funcionou a escolha da orientação?

A Rose sempre foi minha orientadora desde o período da graduação, ela também já tinha experiência em docência sobre rádio e mídia sonora. Então, juntas, embarcamos no desafio de pesquisar e conhecer mais sobre podcast. Ao longo do caminho, tivemos a contribuição das professoras Izani e Elaine, ambas do PPGCOM/UFMA.

Joimp: Que conselho você daria para alguém que busca estudar o assunto?

Dê uma chance, procure um tema que você goste e desbrave esse universo gigantesco. A academia precisa de mais pesquisas sobre o assunto e de pessoas para explorar as inúmeras vertentes que o objeto pode oferecer!

Sobre a aluna:

Gessiela Nascimento, 26, é Jornalista e Mestre em Comunicação, ambas pela Universidade Federal do Maranhão, campus Imperatriz. Em 2019 concluiu o MBA em Marketing Digital e Redes Sociais, pela UniBF. Integra os grupos de pesquisa Jornalismo, Mídia e Memória (Joimp), coordenado pela Prof. Dra. Roseane Arcanjo, e o Rádio e Política no Maranhão (RPM), liderado pela Prof. Dra. Izani Mustafá.

Para conhecer as pesquisas desenvolvidas, acesse o Lattes.

Por Aylla Yohana

• UFMA