Centro de Documentação do Jornalismo de Imperatriz

Notícias

Lançado primeiro volume do livro 200 anos de imprensa no Maranhão

notícia Noite de lançamento ocorreu no dia 27 de junho de 2022, no Palacete Gentil Braga, em São Luís e reuniu autores, além dos organizadores da obra

 

Para festejar o bicentenário da imprensa maranhense foi lançado o livro 200 anos de imprensa no Maranhão, com selo da EDUFMA (Editora da Universidade Federal do Maranhão).  A obra celebra o jornalismo e reúne artigos sobre seu papel sociológico, histórico e discursivo no estado entre os anos de 1821 e 2021.

Organizado pelos professores Marcos Fábio Belo Matos, Roseane Arcanjo Pinheiro e Roni César Andrade de Araújo, o livro visa refletir sobre o papel da imprensa e também conduzir um resgate histórico de sua trajetória, em seus mais diferentes formatos (rádio, TV, web, assessoria, impresso e outros).

A imprensa tem importante função social de informar e formar a população, auxiliando na compreensão de uma realidade cada vez mais complexa. Além disso, é uma fonte de pesquisa sobre a memória de uma determinada época. No Maranhão ela teve início em abril de 1821, com a impressão do jornal O Conciliador do Maranhão.

Durante o lançamento da obra, Roseane Arcanjo, que coordena o grupo de pesquisa Jornalismo, Mídia e Memória (Joimp — UFMA Imperatriz) exaltou a importância da imprensa e também a participação de alunos e docentes da UFMA na autoria de capítulos do livro.

“É um momento muito importante para gente mostrar o quanto a UFMA é importante, o quanto os dois cursos de jornalismo, um com mais de 50 anos e o outro de 15 anos. [...] tem feito pesquisa no jornalismo, tem gerado ótimos jornalistas que fazem e mudam a história do jornalismo, [...] da imprensa local, estadual e nacional”, ressaltou.

O livro conta com três artigos escritos por integrantes do grupo Joimp: Além das cartas — o discurso dos leitores no jornal O Conciliador do Maranhão (1821 – 1823), de Roseane Arcanjo Pinheiro e Antonio Hohlfeldt; As transformações no telejornalismo da TV Mirante de Imperatriz (1987 – 2010), de Gizelle de Jesus Macedo e Rodrigo Nascimento; O alcance regional da imprensa de Imperatriz — mapeamento dos fluxos de informação, de Thays Assunção Reis.

Acompanhem no site da EDUFMA a disponibilização do livro em formato digital. 

Tags:

Autore(s): IDAYANE DA SILVA FERREIRA.